Jorge Correia-Pinto

Jorge Correia-Pinto é Professor Catedrático de Cirurgia Pediátrica na Escola de Medicina da Universidade do Minho e Diretor do Serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital de Braga.

Enquanto cirurgião pediátrico diferenciou-se com particular afinco nas áreas da cirurgia neonatal, digestiva e pulmonar. Realizou em Pediatria mais de 7 000 intervenções, 600 da quais no período neonatal. Em Portugal, foi pioneiro ao por em prática o procedimento de Ex Utero Intra-Partum Treatment, e um programa de cirurgia minimamente invasivo para o tratamento de malformações congénitas no recém-nascido (pe. atresia do esófago, hérnia diafragmática congénita, estenose hipertrófica do piloro, atresia duodenal, lobectomia pulmonar e hérnia inguinal).

Enquanto investigador coordena o Domínio de Investigação em Ciências Cirúrgicas do Laboratório Associado do ICVS/3B, onde se leva a cabo um programa internacional de cursos em cirurgia minimamente invasiva para várias especialidades que dão formação a mais de 400 cirurgiões/ano.

Coordenou vários projetos de investigação e publicou mais de cento e cinquenta artigos científicos. Supervisionou 14 teses de doutoramento (já concluídas) e 3 Post-Docs. É sócio fundador da iSurgical3D, Lda (Spin-Off da Universidade do Minho).


Sessões Relacionadas

Ver o programa completo